26 abril 2012

Porque Pilates???




Com certeza todo mundo já ouviu falar em Pilates. Está suuuuper na moda.
Mas será que é mais uma moda passageira?? Mais uma modalidade esportiva que parece ser boa e que na verdade não passa de uma série de exercícios sem muita eficácia??
Posso garantir que não é nada disso!
Tudo bem que sou totalmente suspeita para falar sobre o Pilates, já que me tornei fã confessa e levemente viciada nas aulas. Rsrsrsrs


Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o método rapidamente caiu no gosto dos bailarinos, que o usavam como complemento ao treino. Mas foi só a partir da década de 90 que se popularizou, atraindo milhares de adeptos em todo o mundo e tornando-se a maior revolução do fitness dos últimos anos. Pode ser praticado em estúdios específicos, com aparelhos específicos, ou em academias, nas modalidades de solo ou com bola.O Pilates apresenta aulas mais suaves (há controvérsias) e eficazes, com poucas repetições dos exercícios (mas com muita atenção à execução correta do movimento), trabalho de postura, flexibilidade e força muscular, principalmente de glúteos, porção anterior e posterior de coxa e abdome (esse é o mais requisitado ao longo da aula).

Os resultados nessa modalidade aparecem, como em qualquer outra modalidade, se há regularidade na sua prática e atenção à qualidade dos movimentos.Tenho para mim que o Pilates não preza pela quantidade, mas, sim, pela qualidade. Isso porque os exercícios são repetidos, em média, apenas 5 vezes, desde que feitos corretamente. Melhor fazer 3 corretos, do que 5 mal feitos, em que há risco de lesões. Mas exige regularidade. Já que, se você fizer apenas uma aula por mês, por exemplo, será sempre como se fosse sua primeira aula. E se houver regularidade também haverá progressão no seu desempenho ao longo das aulas.
A coisa mais maravilhosa que encontrei nas aulas de Pilates é o desafio de trabalhar os seus limites de força, sem estar fazendo halterofilismo, e trabalhar a flexibilidade ao mesmo tempo.Não se engane. Não são aulas de alongamento ou aulas para relaxar. Aliás, algumas pessoas (como eu) suam litros durante uma aula de 1 hora (às vezes até mais do que na musculação) e saem de lá exaustas.

Os benefícios são evidentes: Aumenta a resistência física e mental; promove alongamento, maior controle corporal e correção postural; Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular; Melhora da coordenação motora; Aumento da concentração, entre outros.Todos os movimentos são feitos aliados à respiração controlada, inspirando ao repouso e expirando durante o movimento. Isso, além de promover maior concentração durante a atividade, faz com que a musculatura abdominal esteja contraída durante o movimento, protegendo a coluna vertebral.

É muito lindo (não estou exagerando) ver alguém não apresentava flexibilidade alguma (agora estou exagerando) conseguir encostar a testa no joelho durante um dos exercícios. Sim, é mágico assim. Falo por experiência própria nesse quesito. Eu mal alcançava o joelho com as mãos antes de começar com o Pilates e, depois de um tempo de aulas regulares três vezes por semana, consegui a proeza de encostar a testa no joelho. Pensa na minha alegria!!!! Achei um máximo!!!
Sem contar na tonificação muscular que se adquire com o tempo. A perna fica "durinha", o bumbum dá aquele "UP" e o abdome vai virando uma tábua. Sem ficar musculosa halterofilista. ;)

Caso você ainda não faça Pilates, ou nem mesmo esteja matriculada em alguma academia de ginástica, vale muito a pena procurar um estúdio para uma aula experimental ou pesquisar academias que disponham de aulas de Pilates no seu programa. Faça!!! Vale a pena!!!

Ótima endorfina para vocês.
Até a próxima.
Bjos.
Meg

Nenhum comentário:

Postar um comentário