15 abril 2012

10k depois de um ano.

Olá, queridos.
Hoje realizei uma proeza (ou talvez tenha cometido um crime!): corri 10km sem treino (específico) depois de quase um ano sem participar desse tipo de corrida.
Primeiro que há dois dias estava bastante resfriada, com o nariz congestionado e o corpo dolorido, segundo que não fui à academia desde segunda-feira e terceiro que estava sob efeito de analgésicos devido a cólicas (as meninas me entendem, né?!).
Eis que me poupei durante o final de semana, cancelando festas e treinos aleatórios para estar pronta para hoje. Para começar, coloquei o despertador para as 4:30 da manhã, já que precisava comer algo com bastante antecedência, haja vista que meu estômago não curte corridas tanto quanto eu. Obviamente, desliguei o despertador e virei para o outro lado (como sempre faço, aliás.). Ele tocou novamente às 5:00 e às 5:30...e a cena se repetiu exatamente igual em todas as situações. Foi então que minha mãe, como sempre, abriu a porta do quarto e perguntou (às 6:00): "Você não vai à corrida???"
E graças a minha mãe, consegui vencer a preguiça e levantei da cama!
E aí começaram os "crimes"...
Como já faltavam apenas duas horas para a largada, não poderia tomar um café reforçado. Comi duas bolachinhas de gergelim e tomei um energético (primeiro crime da manhã!). Como estava resfriada, sem conseguir respirar decentemente, tomei uma cápsula de antigripal com antiinflamatório e descongestionante nasal (além do meu habitual termogênico). Como estava sentindo muitas cólicas, tomei um relaxante muscular (segundo, ou já terceiro, crime da manhã!). Coloquei o isotônico e o dinheiro da inscrição na bolsa e fui.
Depois de apenas meia hora de ônibus, estava lá...dentro do quartel, cercada por tanques e canhões (eu era um deles...rsrsrsrs), prontíssima para correr, na cara e na coragem, os 10km.
Já tinha sido avisada de que essa corrida tinha um percurso cheeeeio de subidas...mas pensei "ah, eu aguento!!" Tava me sentindo a fortona mesmo!!!
Foi emocionante cantar o Hino Nacional dentro de um quartel, tocado pela orquestra do Exército enquanto uma bandeira gigantesca era hasteada. Porém, cheguei à conclusão de que preciso treinar o hino mais vezes...me perdi mil vezes na letra. =/
Primeiro foi a largada dos 5km...COM TIRO DE CANHÃO!!!! Pensa no meu susto!!! O meu frequencímetro marcou 150bpm parada!!!!
E então foi a largada dos  10km. "Seja o que Deus quiser, ou o que Ele me permitir. Só espero não morrer."
Tudo tranquilo no começo...como se fosse uma de 5km, que já estou acostumada (aham!!).

Na minha frente, se manteve o tempo todo uma senhora oriental (com toda a sua perseverança e garra habituais), com uma garrafinha de isotônico na mão, o qual mais parecia um suquinho Gummy, já que a cada gole que ela dava conseguia acelerar um pouco mais e se manter ainda mais à minha frente. E à frente dela estava uma dupla de sobre-pesos (pra não dizer gordinhos), que, assim como eu, estavam lutando com joelhos fortes para vencer os 10km e os quilos a mais.
Houve momentos em que me senti meio sozinha na rua e tive que olhar para trás pra me certificar de que não era a última do pelotão...por pouco não era. Ainda havia uns 10 guerreiros atrás de mim.
Corremos do Boqueirão ao Hauer por uma rua só. E pela qual eu podia ver as subidas que me aguardavam.
Perseverei sem caminhar até que uma dessas subidas (certamente pior do que a Brigadeiro Luís Antonio da São Silvestre) me venceu. Caminhei por 1 minuto, até que ela acabou e eu voltei a correr. Foi aí que o joelho começou a reclamar.

O auge da corrida pra mim foi quando consegui ultrapassar a senhora oriental que estava a minha frente há 7km. Nem acreditei!!!! E melhor, no oitavo quilometro consegui ultrapassar os dois sobre-pesos também. Foi ali que venci a corrida!!!!! =)

O último quilometro foi infinito. E ao chegar na entrada do quartel ainda tive que dar uma volta estranha por um caminho de pedras, que ferrou ainda mais os meus amados joelhinhos.
Mas por fim, cheguei VITORIOSA à linha de chegada. E até fiz pose para foto!! hahahaha

E assim foi a minha primeira corrida de 10km de 2012. Após um ano "parada" e uma semana inteirinha sem treino.

Se eu consegui, você também consegue!!!!

3 comentários:

  1. Amei, Meg!!! Bem isnpirador!
    Tenho que tomar vergonha na cara e voltar a me exercitar! Vc é im baita exemplo de perseverança!
    Bjao!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, este é só um começo de uma história motivacional e de sucesso!

    Com certeza, você é a pessoa que me inspirou a levantar da cadeira e mexer o esqueleto.

    Só por conta de você. Sem você, eu estaria aqui... na frente do pc, dia e noite.. sem saber o que é o prazer do exercício físico.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Em primeiro lugar ... Parabéns pelo Blog e pela Corrida!!!
    Em Maio de 2011 corri minha 1ª Meia-Maratona . Largada as 8:00hs em BC , 8ºC .
    No hotel às 6hs da manha fui fazer um lanchinho. Suco e Torradinha para o estômago não reclamar ...como já tinha acontecido.
    Um senhor de 65 anos que já havia corrido 12 Maratonas e 3 provas de 100km me falou . Vc vai comer só isso ? Vai faltar gás na prova . Ele disse ...pode comer mais que ainda vai demorar 1h1/2 para a largada e ainda 2hs de prova . Lembro que acompanhei o que ele comeu ... Café , pão com queijo e presunto , um pouco de cereal com leite , um pedaço de bolo e suco . Completei a prova em 2h10min. e em nenhum momento o estômago reclamou. A experiência valeu !!!

    ResponderExcluir