19 abril 2012

Musculação não precisa ser chata.

Olá, queridos.
Hoje comecei um treino novo de musculação na academia e resolvi escrever sobre essa parte, bem menos amada, das nossas horas na academia.

Sempre ouço pessoas dizerem que não suportam treinos de musculação, que só fazem aulas de aeróbica ou mesmo de localizada na academia, que não tem paciência pra "puxar ferro"...e por muito tempo eu mesma usei esse discurso.
Porém, quando comecei a correr, vi que não tinha força suficiente para "empurrar a pista" e desenvolver uma velocidade razoável durante a prova ou mesmo durante os treinos. Além dessa constatação, sentia meus joelhos doendo muito durante a corrida e demais exercícios de impacto.
Foi então que decidi começar a fazer treinos de fortalecimento muscular para melhorar o desempenho nas corridas e para proteger as articulações. E os resultados foram evidentes.

Muitas vezes, o que nos falta nada mais é do que estímulo, uma motivação real. Muitas outras vezes, o que nos falta é informação no sentido de que a musculação não vai, necessariamente, te deixar "musculoso", "fortão", "bombado"...isso só vai acontecer se você fizer treino de hipertrofia muscular, que é o que, geralmente, os homens fazem nas academias: querem ficar fortes.

Tendo uma motivação real como tonificar aquela "pelanca" que balança até quando você ri ou mesmo ter força suficiente para empurrar a pista durante a corrida ou pedalar sem quase morrer, você, com certeza, vai achar muito mais divertido "puxar ferro" na academia.

Minha dica, além de ter um estímulo assim, é pedir para o educador físico responsável pelo seu treino de musculação que faça um treino com exercícios conjugados, em que enquanto você descansa da série de membro inferior, você trabalha membro superior. Isso facilita muito a vida de quem tem pouco tempo para gastar na academia e para quem (como eu) não tem paciência de fazer os 30 segundos de descanso.
Para mim isso funcionou muito bem, já que em vez de ficar 1 hora malhando, passei a ficar apenas 30 minutos num treino dinâmico, que me faz suar horrores e que não me dá sono (sim, porque eu morria de sono durante a musculação...rsrsrs).

Não encare a musculação como a parte chata das suas horas na academia, mas transforme em uma aliada para seu melhor desempenho nas demais atividades esportivas que você pratica, bem como nas atividades diárias, para as quais também precisamos de condicionamento físico.

Algo muito importante também é fazer os exercícios sob orientação de profissional habilitado e que possa corrigir você caso faça movimentos errados e que possam gerar lesões. Não basta fazer musculação, ela tem que ser bem feita para surtir os efeitos esperados. Além disso, não adianta fazer sua série apenas uma vez por mês...tem que ter regularidade, assim como em todas as atividades físicas. Não adianta "se acabar" em uma dia e passar três semanas se recuperando, né?!
Mais vale fazer meia hora de caminhada três vezes na semana do que fazer duas horas de caminhada uma vez na semana.
Isso também vale para toooooodos os outros tipos de atividade física.

Espero que consiga descobrir o prazer de "puxar ferro" e que também consiga atingir seus objetivos nas atividades físicas e no seu corpo.

Até a próxima.
Beijos
Meg

2 comentários:

  1. http://boaforma.abril.com.br/fitness/todos-os-treinos/nove-segredos-turbinar-seu-treino-536915.shtml

    ResponderExcluir
  2. Eae Meg! Tô mto orgulhosa de ver todo o seu empenho, nos exercícios, e na redação do blog. Eu era uma que detestava musculação, mas tomei uma resolução firme em fazer pq era a atividade que se encaixava melhor nos meus horários e ...simplesmente viciei!!! Fazendo com regularidade os resultados começam a surgir e a gente se empolga =) Uma motivação boa ( que seviu mto para mim) é a de que ganhando massa muscular há um consumo maior de calorias durante o repouso - que é tudo que a gente quer kkkk Bjocas sucesso!

    ResponderExcluir