29 setembro 2012

Nada como atingir suas metas.

Certamente todos nós temos nossas metas e alvos a serem alcançados.
Eu tenho vários!
Seja na perda de peso, no número do manequim, nos km percorridos no treino ou no tempo para percorrer essa distância...enfim, um milhão de metas, objetivos e alvos. Quase sonhos! hehehe
Sonhos foram feitos para serem realizados, não é mesmo!? Mas para realizá-los faz-se necessário muito empenho, dedicação, disciplina e, a famosa, força de vontade.

Desde que comecei a participar de provas de corrida (em abril de 2010) tinha como objetivo fazer os 10km em menos de 1 hora, Nada impossível de se conseguir, mas considerando minha novela com o peso e a minha falta de disciplina com os treinos, obviamente ficou muito mais difícil de alcançar.

Resumidamente, minha história nas corridas é a seguinte:
Em setembro de 2009 estava absurdamente gorda (IMC= 31kg/m²) e decidi emagrecer. Sentia dores articulares mesmo durante a caminhada, imagina correndo. então, dezembro do mesmo ano, após perder cerca de 12kg, comecei a tentar correr no parque. Tinha bastante dificuldade, mas insisti. Com o tempo adquiri condicionamento e, com incentivo de amigos, me inscrevi para uma corrida de 5km em abril/2010. Nesta prova, corri em ritmo confortável e completei o percurso em 31minutos. Fiquei surpresa com o desempenho e com a sensação de "correria mais 5km agora tranquilamente" e decidi me inscrever para uma prova de 10km já no mês seguinte. Sofri um pouco mais durante o percurso, os joelhos reclamaram, mas completei. Não consigo me lembrar em quanto tempo, mas OBVIAMENTE não fiz em menos de 1h10min.
Participei de algumas outras corridas ao longo daquele ano e cheguei à casa de 16kg perdidos, mas como já disse, minha rotina de treinos era pífia (pra não dizer nula! hahaha) e isso se refletiu no rendimento nas pistas.

Após dezembro/2010 parei completamente de correr e de praticar outras atividades físicas. Tolice minha!! Isso ficou muito claro no ganho de peso e na perda de condicionamento físico.
Em maio/2011 tentei retornar às provas para ver se me empolgava a treinar, mas não adiantou muito...e continuei ganhando peso. Até chegar à marca 14kg "recuperados" com ajuda do sedentarismo e de uma dieta descontrolada.

Não sei como explicar, mas de alguma forma, motivei meu namorado a começar a correr e, por causa dele, voltei às provas em abril/2012. Fazendo 5km em, sei lá, uns 38minutos... =/ Tudo bem, pelo menos estava motivada a correr, novamente.
No mesmo mês participei da primeira prova de 10km em quase um ano. Foi bem difícil, mas muito importante, pois foi a que me inspirou a criar este blog. =) Há um post inteirinho contando dessa prova no EndorfinaNossa.

Em Junho fiz a loucura de participar da Meia Maratona de Curitiba, mesmo sem treinar para os 21km. A prova foi em 24/6 na mesma semana fui, enfim, ao nutricionista para me ajudar a resolver o problema do sobrepeso (porque a coisa 'tava' feia, minha gente! hehehe).

Aí sim, com dieta, exercícios de musculação e treinos de corrida comecei a ver melhora nos resultados das provas. Para se ter uma ideia em 1/7/12 completei 10km em 1h18min, em 12/8 (já com 6kg a menos) melhorei o tempo em 12minutos e consegui fechar em 1h6min.
Porém, sempre precisava caminhar durante o percurso, nem que fosse por apenas alguns segundos, para aliviar dores no joelho ou mesmo reorganizar o padrão respiratório. Então, o primeiro objetivo era conseguir correr 10km sem precisar caminhar.

Consegui estabelecer uma rotina de treinos, tanto em pista como em academia, aliados a uma dieta correta e supervisionada. No dia 23/9/12 participaria da Etapa de São Paulo do Circuito das Estações - Primavera. Mesmo que o tempo fosse ruim, já seria uma corrida comemorativa, já que eu tinha acabado de completa a marca de 10kg de perda de peso, então seria "10km para comemorar 10kg" (adoro frases emblemáticas hahahaha). Mas eu tinha uma meta, um objetivo e, obviamente ia buscar alcançá-lo. Na minha cabeça eu estava buscando principalmente a meta "mais fácil" de atingir (não caminhar durante a prova), uma vez que já tinha conseguido fazer isso em treino.

Consegui!!! já estava MEGA FELIZ por não caminhar em nenhum momento do percurso, mesmo com ladeiras, longos trechos de leve aclive, enfim...Consegui!! E foi, sim, uma vitória pra mim!!

Porém...ao ver a marca do tempo: 10,6km em 1h1min29s... e obviamente, eu levaria muito mais do que 1min29seg para correr 600m...já que faço 1km em 5min40seg em média.
Então, caiu a ficha: eu tinha feito os 10km em menos de 1hora!!!!!

É incrível como a perda de peso (tudo bem que não foi pouco peso...) pode interferir tanto no rendimento. Sem minimizar a rotina de exercícios e treinos que deram condicionamento para superar essa meta.
Uma sensação absurda de realização, superação, dever cumprido.

Pode parecer pouca coisa, mas quando você tem uma meta, por mais simples que ela seja, ela é o seu alvo, o topo da sua montanha...e só você pode ir atrás de alcançar. quando isso acontece, o sucesso é seu!!!! E merece ser comemorado!!!

Espero que vocês também consigam atingir seus objetivos, seja de peso, de tempo, de distância...
Vá atrás. Treine. Discipline-se. Empenhe-se. Vale a pena!

Boa comemoração aos vitoriosos.
Um brinde às pequenas-grandes vitórias!!!

bjos
Meg